Voltaire

Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.

domingo, 22 de agosto de 2010

Capitães da Areia-Jorge Amado



Capitães da Areia

Em Capitães da Areia - 1937 - A "cidade alta" é que serve de cenário. Pedro Bala é o chefe de um grupo de jovens arruaceiros que roubam para sobreviver. Nunca ninguém havia mencionado em literatura este bando de jovens que engenhosamente desafia as autoridades, roubando a classe privilegiada e dividindo o produto do roubo entre os seus camaradas subnutridos. Embora claramente uma obra de protesto "Capitães da Areia" não se vale de ocas figuras centrais que se limitem a expor determinadas filosofias, tampouco marcas negativas. Ao contrário todas principais personagens, como as secundárias mais significativas, são bem desenvolvidas, ainda que um tanto sentimentalmente capazes mesmo de combater com excessivo preconceito do narrador onisciente.
Os personagens são em sua maioria masculinos, e dentre eles, Pedro Bala, cuja agilidade sugerida pelo apelido, merece especial atenção- Sem Perna, Pirulito, O Professor são os mais destacados: Ainda temos no grupo João Grande, Volta Seca, Boa Vida muito bem configurados pelos seus apelidos baseados na aparência física.
Dora é a única figura feminina merecedora de destaque, pois ela passa a assumir o referencial feminino da família, a mãe.
Para alguns ela é uma mãe, para outros uma irmã, e para Pedro Bala uma namorada. Voltando a Pedro Bala, suas valentes façanhas de jovem capitão de enjeitados a organizador comunista dão margem a uma curiosa interpretação.
Ele e seu bando vivem e agem como muitos jovens nas mesmas circunstâncias. Estes jovens enfrentam o Governo, moram escondidos e garantem o Pão roubado dos ricos.
Os Capitães da Areia se mostram bastantes envolvidos e respeitadores do folclore e religião da Bahia.
Ao mesmo tempo que eles se relacionam bem com o padre José Pedro, eles se dão bem com a Mãe de Santo D. Aninha. Envolviam-se no candomblé, capoeira e respeitavam a igreja.
A justiça se mostrava indiferente ao Capitães da Areia só se preocupando com eles quando roubavam alguém importante! Aí eles eram perseguidos.
A igreja também não se mostrava preocupada com os Capitães da Areia. Apenas o padre José Pedro se interessava em ajudá-los. A impressa fazia o papel de porta-voz de problemas relacionados aos Capitães da Areia; mas o espaço era sempre e mais destacados quando o material era para acusá-los.

(Fonte: Literatura do portal Ig)

Ficaram curiosos sobre o livro é só abaixar ele, e matar a curiosidade com uma boa leitura de Jorge Amado.( Milla Sousa)

( Para fazer downloads é só clicar no nome do livro em cor azul, lá no início do texto, é confiável não se preocupem)

4 comentários:

  1. Eu ainda estou lendo, mas assim que terminar, coloco meu comentário sobre o livro.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, Milla.

    Gostei da resenha, retrata bem o significado

    do livro.

    Aguardo seu comentário!

    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. lucianogmail@hotmail.com8 de outubro de 2010 às 11:18

    e bom muito bom

    ResponderExcluir
  4. Para ler esta obra de Jorge Amado eu indico paciência, não é porque o livro seja chato ou coisa parecida. E sim, porque ser ler de quaisquer formas, não vai conseguir entender e sentir a verdadeira razão desta grande obra.
    Com a ajuda de um grande professor de Português(Paulo Carvalho) estudamos e discutimos em sala de aula sobre essa leitura e seu criador(Jorge Amado).
    E pudemos perceber que ao escrever esse livro, o autor fez uma crítica social,humaniza as crianças carentes e ironiza a ganância sem fim do povo da elite. Mostra as dificuldades do povo humilde e das crianças carentes(capitães da areia)e os motivos das atitudes que tomam e como são encarados e compreendidos pela elite. Que por estar em melhores condições de vida, acha-se no direito de excluir,comandar e encurralar os mais humildes e necessitados.
    E é ai que o livro se torna mais realista e emocionante, pois os "capitães de areia" em especial Pedro bala que se torna a voz daquele povo esquecido e humilhado pelo governo e vem revolucionar e dizer "Chega,não é assim as coisas, somos cidadãos e merecemos ser respeitados e receber melhor condições de vida como quaisquer outras pessoas".
    Todos os personagens tem um papel importante nessa obra e ao durante a leitura podemos perceber que as coisas ali ditas,não estão longe da nossa realidade, que o autor não escreveu nada de absurdo,místico ou longe da nossa realidade que não poderíamos vim a entender, pelo contrário lembramos de muitas cenas do nosso cotidiano.
    Enfim se eu fosse indicar um livro,com certeza é este "Capitães da areia", um livro que irá proporcionar uma leitura agradável,realista e que com certeza irá ajuda a ampliar sua visão sobre o que acontece nos dias atuais e a ser mais crítico. E lembre-se não permaneça em silêncio diante de uma injustiça ou falta respeito aos seus direitos, sua voz e suas atitudes fazem à diferença.
    Você merece o melhor, somente o melhor..

    By Milla Sousa

    ResponderExcluir